terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Criança vítimas de maus tratos

Os maus-tratos com crianças ainda se constituem um grave problema na nossa sociedade. Inclui-se desde os maus-tratos físicos e/ou emocionais (negligência), até ao abuso sexual.

A violência física pode ser identificada pela presença de marcas no corpo da criança: pequenas marcas redondas ou cicatrizes de queimaduras por cigarro; queimaduras nas nádegas ou planta dos pés; marcas de estalos; estrias e marcas de cintos, fivela, corrente ou cabide; assim como escoriações circulares ao redor dos punhos ou tornozelos; entre outros.
        A negligência é a forma menos evidente de violência doméstica: não proteger a criança e/ou não dispensar a atenção adequada às suas necessidades. Pode ser identificada por uma alimentação inadequada, descuido em relação a higiene e vestimenta  falta de afecto e desinteresse pela criança enquanto indivíduo. Causa danos psicológicos ou se confunde com resultados de acidentes comuns (queimaduras, fracturas, lesões). Muitas vezes é confundida com falta de recursos financeiros, porém ela está presente em todas as camadas sociais.
O abuso sexual necessita ser investigado. E de se fazer inspecção da criança à procura de evidências de contacto genital, sexo anal e/ou oral. É necessário fazer a realização de exames laboratoriais para pesquisar a presença de sémen ou doenças sexualmente transmissíveis.

Bater numa criança é sem sombra de dúvidas um sinal de covardia, é uma forma animalesca de dizer a alguém que tem um terço, ou metade do nosso tamanho, “Eu é que mando, e tu tens de obedecer”, é uma forma grotesca de dizer “Não aprendes a bem, aprendes a mal” e é principalmente uma manifestação de intolerância, de falta de carinho e de amor.
Mas o que será que leva alguém a perder o controlo e a bater de forma cega até deixar marcas, ou na sua maioria até matar? Não é de certeza a atitude da criança! Não é por chorar a noite inteira, por gritar enquanto brinca, por ser reguila e fazer as tropelias normais de quem está a crescer e tem o mundo inteiro à frente por descobrir. Nada do que uma criança faça ou diga, justifica a violência à qual está sujeita.


Então, por que batem os adultos nas crianças?

Será porque a vida lhes corre mal, será porque não têm paciência, ou porque o seu dia a dia está repleto de contrariedades e dificuldades com as quais não sabem lidar e por isso descontam todas as suas frustrações naqueles que são mais fracos, mais desprotegidos e que não têm condições para se defender.

A violência doméstica é CRIME… Sabia?
         
Cada vez mais casos de violência infantil surgem em Portugal e é como se ninguém visse ou tivesse culpa... Sabia que se souber de algum caso e não disser nada, esta a ser cúmplice… Esta a aceitar que isso acontece sem fazer nada como tantos outros…

BASTA… Basta de não fazer nada, basta de acabar com a inocência das crianças, baste de por fim aos sonhos mais puros… Tenha a coragem de abrir o seu coração e denunciar estas situações, tenha a coragem de ajudar aqueles que por medo ou vergonha ficam refugiados num balde lágrimas e de sofrimento… 

É tão fácil e não custa nada… ACABE com a VIOLÊNCIA!!!
           
"Se uma criança vive criticada, aprende a condenar."
"Se uma criança vive com maus tratos, aprende a brigar."
"Se uma criança viver humilhada aprende, a sentir-se culpada."
"Se uma criança é estimulada, aprende a confiar."
"Se uma criança é valorizada, aprende a valorizar."
"Se uma criança vive no equilíbrio, aprende a ser justa."
"Se uma criança vive em segurança, aprende a ter fé."
"Se uma criança é bem aceite, aprende a respeitar."
"Se uma criança vive em amizade, aprende a encontrar o amor no mundo."

E se tiver crianças por perto, esteja atento, pois isto acontece quando menos se espera… E na maioria das vezes só se descobre quando já é tarde…

Sem comentários:

Enviar um comentário